Cronologia de Hermina de Carvalho Menna da Costa (18? – ?)

Cronologia de Hermina de Carvalho Menna da Costa (18? -?)
1871 – Anunciado o casamento de Hermina Adelaide da Cunha Carvalho com Felippe Emilio Menna da Costa (c. 1853 – 1922) (Jornal do Recife, 14 de novembro de 1871, primeira coluna). Em fins da década de 1870, Felippe era o segundo escriturário do Corpo de Polícia (Jornal do Recife, 7 de maio de 1879, penúltima coluna). Em 1890, foi promovido a arquivista do Tesouro do Estado, onde já era escriturário (Jornal do Recife, 23 de abril de 1890, primeira coluna). Como chefe da terceira seção da Contadoria do Tesouro do Estado pediu, em 1893, aposentadoria (Jornal do Recife, 2 de março de 1893, primeira coluna). Em 1897, era inspetor literário (Jornal do Recife, 15 de dezembro de 1897, última coluna). Em 1904, foi identificado como casado e aposentado (Diário de Pernambuco, 7 de agosto de 1904, segunda coluna). Provavelmente, Elvira Carvalho Menna da Costa e Amelia Menna Marques de Oliveira eram filhas do casal (Diário de Pernambuco, 3 de julho de 1903, segunda colunaDiário de Pernambuco, 15 de julho de 1924, quinta coluna).
1875 – Manoel Inocencio Menna da Costa, cujo parentesco com Hermina não foi até hoje precisamente identificado e que já atuava como fotógrafo desde 1872 (O Paiz (MA), 11 de março de 1886, primeira coluna), embarcou no Rio de Janeiro, no paquete Pará, rumo a Pernambuco no mesmo navio em que estavam o geólogo canadense Charles Frederick Hartt (1840 – 1878), o engenheiro Elias Fausto Pacheco Jordão (1849 – 1901) e o fotógrafo Marc Ferrez (1843 – 1923), integrantes da Comissão Geológica do Império. Terá sido uma coincidência ou será que já conhecia o grupo, especialmente o fotógrafo Marc Ferrez? (O Globo, 10 de julho de 1875, última coluna). Era filho de Emília Fausta da Fonseca Menna da Costa, diretora do Colégio Nossa Senhora da Conceição, e tinha uma irmã chamada Emília. Qual seria seu parentesco com o marido de Hermina, Felippe Emilio Menna da Costa? (Jornal do Recife, 29 de abril de 1870, última coluna).
Foi anunciado o ateliê fotográfico de Menna da Costa na Rua da Imperatriz, nº 48, no primeiro andar (Jornal do Recife, 11 de novembro de 1875).

 

 

1880 / 1881 – Nestes anos, Hermina trabalhava na Rua da Imperatriz, nº 48, mesmo endereço de Manoel Inocêncio, porém no segundo andar. Fazia qualquer trabalho de cera, bandejas com bolos e dourava letreiros em fitas. Terá essa vizinhança influenciado o interesse de Hermina pela fotografia?

 

 

1883 - Em 21 de outubro, Hermina inaugurou, já com alguns trabalhos em exposição, o estabelecimento fotográfico Hermina Costa & C, na Rua Barão da Victoria, nº 14, no mesmo local onde antes se localizava o ateliê do francês Francisco (François) Labadie (? – 1883), falecido em fevereiro de 1883, vítima de gastro-hepatite. Labadie havia sido contratado, em 1876, para trabalhar na Photographia Imperial dos Srs. Lopes & C, a quem provavelmente sucedeu, pois, em 1879, sua Photographie Française era anunciada no mesmo endereço (Diário de Pernambuco11 de março de 1876, quarta coluna14 de fevereiro, quarta coluna; e  21 de outubro, segunda coluna, de 1883; Jornal do Recife, 19 de outubro de 1883, terceira colunaJornal do Recife, 20 de outubro de 1883, penúltima coluna).

 

 

1884 – Hermina, Manoel Inocêncio Menna da Costa e o antiquário francês Alfred Ducasble (18? – 19?) formavam a comissão da Imperial Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais para arrecadação dos impostos devidos por fotógrafos e retratistas (Jornal de Recife, 11 de julho de 1884, última coluna).

1885 – No estabelecimento fotográfico de Hermina foi produzido o quadro dos formandos da Faculdade do Recife. A Rua Barão da Vitória já se chamava Rua Nova e o estabelecimento de Hermina ficava no nº 12, segundo andar.  (Jornal do Recife, 12 de setembro de 1885, coluna).

 

 

 

Participou da quinta Exposição Artístico-Industrial do Liceu de Artes e Ofícios promovida pela Imperial Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais, tendo recebido o Diploma de Mérito, fato que certamente aumentou sua visibilidade como fotógrafa. Na ocasião, Alfredo Ducasble ganhou o Diploma de Progresso (Diário de Pernambuco, 20 de dezembro de 1885).

 

1886 – Manoel Inocencio Menna Barreto foi trabalhar como fotógrafo no Maranhão. Estabeleceu-se na antiga Photographia Soares, na Rua do Sol, onde permaneceu até 27 de fevereiro de 1887. Informava, em anúncio, que havia trabalhado 14 anos como fotógrafo no Recife (O Paiz (MA), 11 de março de 1886, primeira colunaA Pacotilha (MA), 13 de setembro de 1886, quarta coluna; 28 de fevereiro de 1887, terceira colunaDiário do Maranhão, 18 de fevereiro de 1887, primeira coluna).

 

 

Hermina anunciou que o fotógrafo Flosculo de Magalhães não era mais sócio de seu estabelecimento desde o dia 6 de junho (Diário de Pernambuco, 24 de junho de 1886, quinta coluna).

 

 

1887 - Manoel Inocêncio Menna da Costa trabalhava em um estabelecimento na Rua da Imperatriz, nº 48 (Jornal do Recife, 27 de maio de 1877, quinta coluna). Acusou o fotógrafo Francisco (François) Labadie (? – 1883), proprietário da Photographie Française, de presunçoso por se intitular o primeiro fotógrafo do norte do Império a produzir retratos a carvão. Labadie respondeu às críticas e Manoel Inocêncio o chamou de pomadista e o acusou de charlatanismo (Jornal do Recife, 13 de julho de 1877, terceira coluna e Jornal do Recife, 20 de julho de 1877, terceira colunaJornal do Recife, 8 de agosto de 1877, terceira coluna).

 

 

Hermina anunciou-se para o dia 1º de junho a abertura da Photographia Moderna, na Rua Primeiro de Março (antiga Rua do Crespo), nº 7. Trabalhavam com ela no novo estabelecimento os fotógrafos Joaquim Canellas de Castro e Manoel Inocêncio Menna da Costa, recém chegado do Maranhão (Jornal do Recife, 27 de outubro de 1887, primeira coluna).

Flosculo de Magalhães voltou a trabalhar com Hermina no ateliê fotográfico da Rua Barão da Victoria.

 

 

Hermina oferecia em seu estabelecimento retratos a óleo (Jornal do Recife, 18 de novembro de 1887).

 

 

1888 – O cuter Liberdade, que havia estado no porto do Recife, foi fotografado pela Photographia Moderna. Um exemplar da excelente fotografia foi ofertado ao Diário de Pernambuco (Diário de Pernambuco, 7 de setembro de 1888, última coluna).

1889 – A Photographia Moderna, na Rua 1º de março, nº 7, anunciava retratos superiores aos americanos, o uso de molduras a ouro fino e a pintura sobre fotografias inalteráveis. Faziam retratos de todos os tamanhos e por diversos sistemas e o trabalho ficava exposto na entrada do estabelecimento e em diversas casa de negócio. O estabelecimento da Rua Barão da Victoria continuava a funcionar com bom ou mau tempo devido à boa luz do atelier.

 

 

 

 

 

Participou com o austríaco Constantino Barza, identificado como sucessor de Alberto Henschel (1827 – 1892), e A. Ducasble, de uma concorrência para realizar o quadro de retratos dos formandos da Faculdade de Direito. Barza foi o vencedor (Jornal do Recife, 19 de julho de 1889).

 

 

Foram feitos elogios aos novos cartões, que está empregando a oficina fotográfica Hermina Costa (Jornal do Recife, 21 de setembro de 1889, penúltima coluna).
1890 – Neste ano começou a ser anunciada a venda de uma tinta, denominada Negra Familiar, de Hermina Costa. Será a própria ou uma homônima? (A Província, 9 de abril de 1890).
1891 - Em 1891, venceu a concorrência para para realizar o quadro de retratos dos formandos da Faculdade de Direito (Diário de Pernambuco, 17 de julho de 1891, última coluna).
1892 - Foi anunciado que a Photographia Moderna havia passado por uma grande reforma (Jornal do Recife, 22 de setembro de 1892).
1894 – Seu estabelecimento, na Rua 15 de novembro, nº 7, estava listado no Almanak do Estado de Pernambuco.
1895 – Seu estabelecimento continuava a funcionar na Rua 15 de novembro, nº 7 (Diário de Pernambuco, 5 de fevereiro de 1895, segunda coluna).
Em 29 de dezembro, foi publicado que algum pedido feito por ela à Prefeitura do Recife havia sido deferido (Jornal do Recife, 29 de dezembro de 1894, quarta coluna).
1900 – Estava, assim como o fotógrafo Ludgero Jardim da Costa, em uma lista de pessoas que haviam saldado compras feitas a prestações em uma loja na Rua Nova, 45. O ateliê de Ludgero ficava nesta rua, a antiga Rua Barão da Vitória (A Província (PE), 15 de abril de 1900, segunda coluna).
1901 – Era possuidora de uma apólice da dívida pública do estado de Pernambuco (Diário de Pernambuco, 4 de maio de 1901, segunda coluna).
1904 - Hermina da Costa era tesoureira do clube carnavalesco das Pás dos Lenhadores. Será a própria ou uma homônima? (Diário de Pernambuco, 1º de março de 1904, segunda coluna).
1914 - Neste ano, havia um estabelecimento denominado Photographia Moderna, na Rua da Imperatriz, nº 19, cujo proprietário era o fotógrafo Horacio Alvares ( Jornal do Recife, 4 de setembro de 1914, segunda coluna).
2021 - O leiloeiro Alberto Lopes anunciava a venda de uma raridade: um retrato  executado no estabelecimento de Hermina Costa na Rua Barão da Vitória, nº 14.
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Andrea C. T. Wanderley
Editora e pesquisadora do portal Brasiliana Fotográfica

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