Museu Histórico Nacional

mhn

O Museu Histórico Nacional – MHN é uma das unidades museológicas do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e detém custódia de um vasto acervo, constituído por cerca de 300 mil itens, que corresponde a 67% do patrimônio museológico brasileiro sob a guarda do Ministério da Cultura – MinC. São coleções de manuscritos, iconografia, mobiliário, armaria, escultura, pintura, fotografia, indumentárias, entre outros. Foi ideia do polígrafo Gustavo Barroso (1888-1959), preocupado com o culto ao passado nacional, conceber o museu tendo por base uma história monumental do Brasil, enfatizando seus heróis e grandes feitos. O presidente Epitácio Pessoa, em 1922, concretizou o projeto de Gustavo Barroso ao inaugurar o MHN como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil.

O local onde se encontra o museu era, primitivamente, uma ponta de terra que avançava sobre as águas da baía de Guanabara, entre as praias de Piaçaba e de Santa Luzia. Nessa ponta, os portugueses ergueram, em 1603, o Forte de São Tiago da Misericórdia, ao qual se acrescentou a Prisão do Calabouço (1693), a Casa do Trem (1762), o Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (1764) e o Quartel do Moura (1835).

Em 1932, foi criado o Curso de Museus, primeiro curso de formação profissional de museus das Américas, constituindo um importante capítulo da museologia brasileira protagonizado pelo MHN. Posteriormente, na década de 1970, o Curso de Museus do MHN foi reunido a outras faculdades isoladas para formar a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.

Em 1934, também nas salas do Museu Histórico Nacional, criou-se uma nova divisão: a Inspetoria de Monumentos Nacionais, primeiro órgão federal de proteção ao patrimônio – antecedendo à criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Ao longo de quase um século de existência, o MHN consolidou-se como um dos mais relevantes museus de história brasileira, demonstrando pioneirismo no campo da museologia e da preservação do patrimônio nacional. Referência na conservação e exposição de acervo, na produção e difusão de conhecimento, o MHN mantém, em 9.000m² de área aberta ao público, galerias de exposições de longa duração e temporárias, biblioteca e arquivo histórico.

Saiba mais sobre o Museu Histórico Nacional: http://mhn.museus.gov.br.

Para informações sobre reprodução de fotografias, entrar em contato pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone (21) 3299.0368.