Museu da República

Logo_MR

 

O Museu da República (MR) foi inaugurado em 15 de novembro de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitscheck, dando uma nova função ao Palácio do Catete que, com a transferência da capital para Brasília, perdeu o posto de sede do poder executivo federal. O Palácio é uma rica construção em estilo eclético, erguida em meados do século XIX pelo Barão de Nova Friburgo, um próspero fazendeiro de café. Após passar pelas mãos de vários proprietários, foi adquirido pelo governo Prudente de Morais (1894-1898) para sediar a Presidência da República. A partir de então, foi palco de grandes acontecimentos sociais e de intensas articulações políticas.

Atualmente, o MR possui um acervo tridimensional de mais de nove mil peças, nove mil títulos bibliográficos, noventa mil documentos históricos e cerca de 80m lineares de arquivo institucional permanente. O Arquivo Histórico e Institucional tem sob sua guarda registros importantes para a história da República, assim como para os estudos da trajetória do próprio MR. São documentos textuais, fotografias, mapas e plantas arquitetônicas. Das 29 coleções pertencentes ao Arquivo Histórico destacam-se: Memória da Constituinte, que reúne mais de 20.000 registros dos debates que antecederam e acompanharam a Assembléia Nacional Constituinte de 1988; Nilo Peçanha, arquivo pessoal da mais importante liderança política fluminense da chamada Primeira República; Família Passos, com documentos textuais e fotográficos da trajetória pública e familiar do ex-prefeito Pereira Passos, além da Coleção Canudos (Flávio de Barros) que, em 2009, foi registrada no Programa Memória do Mundo, da Unesco.

O Museu da República tem procurado oferecer ao visitante um panorama da história republicana, além de constituir-se como centro de pesquisa bibliográfica, arquivística e museológica. O seu compromisso é com a democratização do acesso aos seus acervos, o respeito à diversidade e a construção da cidadania.

 

Conheça o Museu da República em: http://museudarepublica.museus.gov.br/

Para informações sobre reprodução de fotografias entrar em contato através do email: [email protected]