Documentos técnicos

1- Introdução

Na primeira etapa do trabalho de formulação do portal, houve grande espaço para discussões sobre os padrões e procedimentos adotados por cada um dos participantes. No que diz respeito à captura e gestão da informação, essas discussões se fizeram necessárias para a elaboração de um modelo de convergência que atendesse as necessidades tecnológicas e operacionais do Portal Brasiliana Fotográfica, sem prejuízo as especificidades de cada instituição.

 2- Captura

Para a captura de imagens, podem ser utilizados quaisquer tipos de scanners ou câmeras fotográficas, desde que os seguintes padrões sejam seguidos:

2.1 Arquivos master

Do ponto de vista da preservação digital, recomendamos que a captura seja feita de acordo com os seguintes padrões:

– Tamanho de captura: pelo menos 100% do tamanho original (1:1);

– Modo: RGB/16 bits por canal de cor (se o equipamento permitir); mínimo de 8 bits por canal de cor;

– Espaço de cor: Adobe RGB 1998;

– Formato do arquivo: pode variar em função do equipamento utilizado. Os

formatos mais apropriados para o armazenamento dos arquivos master são: RAW, TIFF, JPG2000, entre outros;

– Resolução: 300ppi;

– Configurações do equipamento: desativar ajustes de correção de cor, contraste e nitidez. A digitalização dos originais fotográficos deve ser feita com o mínimo de interferência.

– Deve ser utilizado o cartão de escala de cinza ou cor para calibração dos tons da imagem.

2.2 Tratamento dos arquivos digitais para a Brasiliana Fotográfica

– Formato: JPG compressão 10;

– A resolução das imagens deve ser de 300ppi;

– O tamanho da imagem digital deve ser de 4.000 pixels ou 35 cm na menor dimensão;

– Mínimo de 8 bits por canal de cor;

– Não deverão ser utilizados recursos de interpolação de pixels – aumento artificial da quantidade de pixels das imagens. O uso desses recursos impacta negativamente na qualidade da visualização das fotografias, principalmente quando ativado o recurso de zoom na Brasiliana Fotográfica.

– O tratamento de arquivos digitais fica a critério de cada instituição. No entanto, alguns ajustes são necessários: corte da imagem, priorizando apenas a área da imagem e do seu suporte – quando existir. Quaisquer outros elementos tais como escala de cor, fundo do scanner, etc, deverão ser suprimidos. A imagem deve ser rotacionada, de modo que fique em sua posição original. Após a captura, se necessário, pode ser utilizado um pouco de ajuste de nitidez.

– Outros tipos de ajuste ficam a critério de cada instituição. Esses ajustes, quando realizados, devem ter o objetivo de recuperar as características originais da fotografia no momento de sua captura.

3- Considerações finais

As diretrizes acima são proposições e orientações baseadas nas experiências acumuladas pela Biblioteca Nacional e pelo Instituto Moreira Salles.

Entendemos que a realidade de boa parte das instituições que detém acervos fotográficos, principalmente os relativos ao século XIX, é bastante heterogênea. Nossa intenção é auxiliar essas instituições a adotar as melhores práticas no sentido de preservar e divulgar seus acervos.

Caso sua instituição tenha interesse em integrar o portal Brasiliana Fotográfica, os critérios acima devem ser observados como ponto de partida para uma possível parceria.