A plataforma imagineRio

A Brasiliana Fotográfica apresenta a seus leitores o imagineRio com um artigo escrito por Martim Passos, gerente do projeto de colaboração entre o IMS e a plataforma, contando a história, as possibilidades e as funcionalidades do novo site. O imagineRio é um atlas digital que pode ser pesquisado e mostra a evolução social e urbana do Rio de Janeiro ao longo de sua história. Vistas da cidade criadas por artistas ou produzidas por fotógrafos, mapas de cartógrafos e plantas de arquitetos e urbanistas estão localizados no tempo e no espaço.

 

 

Muitas fotografias presentes no acervo da Brasiliana Fotográfica também estão no acervo do imagineRio e destacamos hoje algumas imagens procedentes das duas instituições fundadoras do portal: a Fundação Biblioteca Nacional e o Instituto Moreira Salles. O Arquivo Nacional e o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, instituições parceiras da Brasiliana Fotográfica, também estão presentes no imagineRio com mapas de seus acervos.

 

 

Acessando o link para algumas fotografias presentes na plataforma imagineRio e também disponíveis na Brasiliana Fotográfica, o leitor poderá magnificar as imagens e verificar todos os dados referentes a elas. 

 

 

“Desenvolvido pelos professores Farès el-Dahdah e Alida C. Metcalf em colaboração com a Axis Maps, imagineRio conta com o apoio financeiro de uma bolsa de História da Arte Digital da Fundação Getty, que permitiu a integração com o importante acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles. A plataforma não poderia ter sido desenvolvida sem o suporte técnico e financeiro da Rice University através do Laboratório de Estudos Espaciais, do Ken Kennedy Institute, do Fundo de Iniciativas do Corpo Docente, da Biblioteca Fondren, do Centro de Pesquisa em Humanidades, do Departamento de História e do Escritório de Estratégia Global e Digital, além do conteúdo disponibilizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, entre muitas outras instituições”.

 

 

Até maio de 2022, as seguintes instituições estão representadas no imagineRio:

  • Akademie der Bildenden Künste, Wien [Kupferstichkabinett]
  • Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
  • Arquivo Histórico do Exército, Rio de janeiro
  • Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa
  • Arquivo Nacional
  • Arquivo Público Mineiro [Fundo Arthur da Silva Bernardes]
  • Biblioteca Nacional (Brasil)
  • Bibliothèque Nationale de France
  • Casa de Lucio Costa
  • Casa Geyer, Museu Imperial
  • Coleção Maria Cecília e Candido Guinle de Paula Machado
  • Fondren Library, Rice University
  • Fundo Correio da Manhã, Arquivo Nacional, Brasil
  • Imagens do Povo
  • Library of Congress, Washington, D.C.
  • Mapoteca do Itamaraty, Rio de Janeiro
  • Oliveira Lima Library
  • Prefeitura do Rio de Janeiro
  • Woodson Research Center Special Collections & Archives
  • Instituto Moreira Salles

 

 

O site imagineRio

Martim Passos*

 

 

Com milhares de fotografias, mapas e plantas do Rio de Janeiro vindas de instituições como o Instituto Moreira Salles e a Biblioteca Nacional, o site imagineRio é uma plataforma que permite ao usuário investigar, geográfica e visualmente, como a cidade se configurou ano a ano, do início da urbanização no Morro do Castelo ao seu recém-celebrado 457º aniversário. Idealizado por professores de Humanidades da Universidade de Rice, em Houston, Texas, a plataforma chega a sua terceira versão graças a um projeto de colaboração entre a instituição e o IMS financiado pela Fundação Getty.

 imagine

Fruto do casamento de mapas históricos com um amplo leque de representações – gravuras, aquarelas, fotografias – situadas no tempo e no espaço, o site oferece ferramentas poderosas para a pesquisa historiográfica e também para ser um passatempo inesgotável para os amantes da história carioca.

 

 

Escolhe-se uma data na linha do tempo e um mapa interativo se ajusta para refletir o Rio de Janeiro daquele ano. Em segundos, acessa-se um panorama de processos que aconteceram ao longo de séculos de intervenção: edifícios são construídos, modificados ou demolidos diacronicamente; ruas são abertas, desviadas ou estendidas; parques e jardins têm seus canteiros redesenhados, rios e mangues são aterrados, morros inteiros somem e a terra avança onde antes só havia mar. Tudo isso testemunhado pelas penas, lápis e lentes de artistas que registraram a cidade desde sua fundação e cujas obras tornaram-se evidências daquilo que o mapa mostra.

 

imagine1

 

 

O leitor pode ver o cotidiano de escravizados nas ruas do centro por Debret, as vistas secretas da Floresta da Tijuca capturadas em diversos formatos por Marc Ferrez, as primeiras tomadas aéreas da cidade realizadas pelo aviador pioneiro Jorge Kfuri, o movimento na Copacabana dos anos 20 nas estereoscopias de Guilherme Santos, o bota-abaixo da “Paris tropical” de Pereira Passos documentadas por Augusto Malta. A variada oferta de imagens é entregue em altíssima resolução, permitindo ao usuário mergulhar a fundo em cada uma e inspecionar detalhes longínquos, usando o painel cartográfico como apoio e vice-versa. No caso de objetos em domínio público, que configuram a grande maioria da coleção, também é possível baixar os arquivos originais para reuso livre.

 

 

 

Atrelada ao projeto está uma ferramenta de narrativas, voltada para a publicação de apresentações – criadas pelo público – aliando texto, imagens próprias e/ou publicadas no imagineRio e material cartográfico interativo. É possível anotar sobre o mapa, destacar pontos de interesse e animar transições entre diferentes áreas da cidade, contextualizando o leitor conforme avança na leitura. Mapear romances, esmiuçar grandes obras de engenharia e ilustrar processos e dinâmicas urbanas são alguns exemplos de uso empregados pelos primeiros usuários da plataforma.

 

Para aproveitar o imagineRio ao máximo, assista a este pequeno tutorial em vídeo. Junte-se também ao fórum para participar de discussões, sugerir melhorias e acompanhar as novidades.

 

 

*Martim Passos é o gerente do projeto Vistas Situadas do Rio de Janeiro e assistente técnico da Coordenadoria de Fotografia do Instituto Moreira Salles.

Link para o site imagineRio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>