Às vésperas do Carnaval de 2022, cancelado em quase todo o Brasil devido à pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, a Brasiliana Fotográfica traz para seus leitores o registro de um baile de carnaval realizado há cerca de 100 anos, em torno de 1921, na casa do pintor, desenhista e caricaturista Raul Pederneiras (1874-1953), um dos gênios do humor gráfico brasileiro, no Largo das Neves, em Santa Teresa, bairro boêmio do Rio de Janeiro. Durante sua vida, Raul trabalhou em O Mercúrio, onde estreou como caricaturista/chargista em 1898, O Malho, Fon-Fon, Correio da Manhã, O Paiz, Jornal do Brasil e O GLOBO, entre outros.
Na cena da folia, foi registrada a presença do dono da casa, bem no centro da fotografia ladeado por duas deusas, e dos também importantes pintores, desenhistas e caricaturistas Di Cavalcanti (1897 – 1976), Calisto Cordeiro, o Klixto (1877-1957), – o segundo e o terceiro da esquerda para a direita – e Helios Seelinger (1878 – 1975) – o último à direita-, dentre outros, com um grupo de músicos e algumas mulheres, uma delas identificada como Wanda, mulher de Pederneiras. O carnaval foi um tema recorrente na obra desses artistas.
A imagem destacada neste artigo, que com a utilização da ferramenta zoom fica ainda mais interessante, possibilitando a investigação e observação de cada um de seus detalhes, pertence ao Arquivo Brício de Abreu, da Fundação Biblioteca Nacional, uma das fundadoras do portal e, em seu verso, está escrito:
Anotação manuscrito no verso da foto “63”: “baile de carnaval em casa de Raul no Largo dos Neves em Sta Tereza. Da esquerda: sentados (3) primeira fila: Di Cavalcanti, Amaro e Claudio Manuel da Costa – sentados (2ª fila) Luis Peixoto, Mario, Kalixto, Raul, o ator Brandão o popularíssimo, e Helios Seelinger. Em pé atraz: [sic] miranda, 3 deusas, Marques Pinheiro e outra deusa 1923″. – “mulher do Raul Pederneiras (Wanda)”
Andrea C. T. Wanderley
Editora e pesquisadora do portal Brasiliana Fotográfica
Fontes:
VALLE, Arthur. Baile à fantasia, de Rodolpho Chambelland: A figuração do frenesi
Links para artigos sobre carnaval já publicados na Brasiliana Fotográfica
O carnaval nas primeiras décadas do século XX, publicado em 5 de fevereiro de 2016
O carnaval do Cordão da Bola Preta, publicado em 9 de fevereiro de 2018
Cenas da folia em Manaus em 1913, publicado em 28 de fevereiro de 2020
Foliões do Carnaval de Diamantina por Chichico Alkmim, publicado em 17 de fevereiro de 2023
Crianças no carnaval carioca de 1933 por Guilherme Santos, publicado em 8 de fevereiro de 2024
Acesse aqui o artigo A amizade de Di Cavalcanti, de autoria de Guilherme Tauil, publicado no portal Crônica Brasileira, em 2 de março de 2023. Abaixo um trecho:
Maria é o jornalista, compositor e cronista Antônio Maria (1921 – 1964), um dos grandes boêmios do Brasil.